A utilização de mel na abordagem terapêutica de feridas e traumas da pele remonta aos egípcios, que atribuíam a este produto propriedades cicatrizantes e regenerativas da pele lesada. Atualmente, existem no mercado vários produtos à base de mel para tratamento de feridas. Sendo a indústria farmacêutica uma das indústrias com os requisitos mais elevados de qualidade, devido às especificidades dos produtos e das patologias dos doentes, o mel de grau farmacêutico deve apresentar a mais elevada qualidade para cumprir com os requisitos necessários de segurança e eficácia para colocação no mercado.
No âmbito do projeto H2Cure, a Portus Pharma desenvolveu um padrão de mel de grau farmacêutico. Após uma extensa pesquisa bibliográfica acerca desta matéria-prima, e um estudo aprofundado das propriedades físicas e químicas do mel, desenvolvemos um conjunto de especificações a que o mel de grau farmacêutico deve obedecer.
Os parâmetros avaliados e controlados ao longo de todo o processo, desde a extração do mel até à formulação final incluem parâmetros fundamentais para a qualidade do produto farmacêutico. Desta forma, garantimos que o nosso produto cumpre com todos os critérios de qualidade e eficácia pretendidos.